quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Analise do jogo: Forza Motosport 3

0



Analise do jogo: Forza Motosport 3

Olá caros leitores do blog da zapgames, hoje eu falarei sobre um grande jogo de corrida o forza motosport 3. Como muitos sabem que ate um tempo a traz Gran Turismo era reconhecido como O jogo de corrida e era associada a sony. Ciente dessa realidade, em 2003 a Microsoft criou um estúdio com um objectivo claro: Acabar com a hegemonia de Gran Turismo, fornecendo à Xbox um simulador que competisse directamente pelo mesmo mercado. O novo estúdio que emergiu recebeu a denominação de Turn 10, e o jogo que dois anos depois surgiu foi Forza Motorsport. Chegados a 2009, após duas edições que receberam a aclamação da crítica e dos jogadores, Forza Motorsport 3 chegou as lojas com uma intenção clara: Democratizar de uma vez por todas a simulação automóvel junto do grande público. Vamos as analises então...

A jogabilidade de Forza Motorsport 3 é composta por dificuldade e acessibilidade, profundidade e simplicidade, prazer e desafio. O jogo pode ser encarado fácil por jogadores mais hardcores, mas sem duvida ele é apreciado e desfrutado por todos os níveis de jogadores, pois existem todos os tipos de ajuda para os novatos, desde o travão automático, à linha de trajectória, ao controlo de tracção, ao ABS, às mudanças automáticas ou manuais (com opção de embraiagem), tudo pode ser habilitado, ou desabilitado, conforme o nível e gosto de cada um. A experiência de condução é sólida, deixando bem clara a diferença de veiculo para veiculo, e o feedback com a interface é ótima. O resultado é uma experiência de prazer.

O jogo possui uma nova visão que é a do cockpit, essa visão permite ter uma interação mais real com o jogo aonde o analógico direito te permite olhar para os lados, mas apesar disso quando o sol bate no carro, você vê que não tem o efeito do para-brisas, o que é lamentável num jogo desse porte. Apesar disso, os interiores de cada veículo surgem bem representados, cumprindo a tarefa de emergir o jogador na simulação.

Uma grande inovação em Forza Motorsport 3 é a permanente possibilidade de retrocedermos na acção (utilizando o botão 
back), bem ao jeito daquilo que já existe em jogos como Grid ou, mais recentemente, Dirt 2. Essa característica não tem qualquer limite. Muito já se falou sobre esta característica, e em como ela vai contra de encontro ao espírito de um verdadeiro simulador. Eu pessoalmente não faço uso dessa ferramenta, mas isso vai de cada jogador. Como disse de início, este é um jogo onde a opção impera.

Com um conjunto de modelos da maioria das marcas do mercado, o número passa dos 400 veículos, distribuídos pelas principais categorias, dos utilitários populares aos veículos de competição. Assim, se a Audi ou a BMW não reservam quaisquer surpresas, Infiniti, Saleen ou Scion, serão com certeza nomes pouco comuns. É óbvio que as mais famosas Porsche, Lotus, Lexus ou Lamborghini surgem com os seus melhores modelos, mas também existe marcas como fiat, ford e wolksvagem. O jogo continua com a divisão entre classes, podendo qualquer veículo ser alvo de um 
upgrade, de modo a melhorá-lo ou a reposicioná-lo noutra categoria. O processo para que isso aconteça segue a mesma mecânica dos jogos anteriores, com diversas opções na hora de intervir nas características do veículo, no entanto, e dentro do espírito mais abrangente pretendido pela produtora, foi introduzida uma nova opção denominada de Quick Upgrade, que possibilita a maximização, dentro da classe a que pertence, das características do nosso veículo. Em minha opinião, este pequeno/grande opção cria um maior dinamismo ao modo carreira, tornando-o mais ágil e viciante.

A carreira, ao invés do habitual conjunto de provas, dividido por categorias e características, surge agora sob a forma de épocas, épocas essas representadas através de um calendário. Assim, se durante a semana as provas se resumem a eventos menores, onde o premio em dinheiro não é tão significativo, aos fins de semana aparecem as provas para o campeonato, onde os premios são maiores. É uma mecânica bem mais intuitiva e satisfatória, pois somos conduzidos de forma mais coerente ao nosso objetivo e junto com isso tudo existe também o sistema de recompensas constituído por Experience Points, tanto ao nível do piloto quanto o nível dos diferentes veículos. Ao mesmo tempo, as parcerias com as diversas marcas vão surgindo à medida que progredimos, junto como as próprias Conquistas, desta vez bem mais diluídas através dos diversos patamares.

Um dos grandes problemas que sempre assolou Forza Motorsport 2 foi a insuficiência de pistas. Forza Motorsport 3 surge com muitas, mas muitas pistas. Pistas já conhecidas dos fãs, como Maple Valley ou Sebring, têm aqui o seu regresso, a par de novidades como Amalfi Coast e Camino Viejo, a primeira na Costa Italiana e a segunda nas montanhas espanholas (as mesmas da demonstração). Um retorno dos mais solicitados, vindo directamente da primeira edição da série, é a mítica Fujimi Kaido, com as suas curvas e contra curvas, intercaladas por túneis, que através do seu traçado inclinado, apertado e sinuoso, se revela um desafio extremo, repleto de locais que exigem reflexos e nervos de aço. (parecido com o monte akina de initial d)

Embora as novas pistas apresentem um grau de produção bastante acima da edição anterior, com paisagens de tirar o fôlego, a ambientação de todas as pistas é bem feita com ótima iluminação, apesar de que algumas pistas só foram copiadas do forza 2 em vez de terem sido refeitas.

A trilha sonora que acompanha Forza Motorsport 3, é perfeita tanto os efeitos de som do carro pistas e etc quanto a música em sí, todo o ambiente do jogo fica perfeito e um Home Theater em casa aumenta a potencialidade de tudo isso. mostrando até o som do carro ir da esquerda para a direita.

multiplayer de Forza Motorsport 3 surge bastante reforçado se comparados às edições anteriores, com uma lista de modos bastante completa. Corrida Única, Corrida Temporizada, Corridas Ponto a Ponto, Cat and Mouse, Drift, Drag, Eliminação, Corridas de Rua, Oval, entre outras, são todas diferentes opções a considerar. Com o habitual limite de oito jogadores. resumindo o modo multiplayeré bem completo.

Resumindo, seja para o publico casual ou o mais hardcore o Forza Motorsport atente a todos eles sem deixar ninguém desapontado.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by ThemeShift | Bloggerized by Lasantha - Free Blogger Templates | Best Web Hosting