quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Analise de jogo: Mario Galaxy 2

0

Olá caros leitores do blog da ZapGames, e eis que depois estrondoso sucesso de sua última grande empreitada Mario está de volta ao espaço em Super Mario Galaxy 2, um jogo que faz jus ao nome e cumpre a difícil tarefa de se igualar a seu antecessor, visto por muitos como o melhor jogo de Wii até hoje.

Ao infinito e ainda muito mais longe...

Tudo começa num dia no Reino do Cogumelo. Mario é mais uma vez convidado pela Princesa Cogumelo a participar do “Star Festival” para curtir e celebrar a queda dos Star Bits. E como não podia ser diferente, Bowser se aproveita para atacar o castelo e raptar a princesa, não deixando Mario outra opção a não ser partir universo afora em busca da princesa com a ajuda das Lumas, seres parecidos com estrelas que dão a Mario o poder de viajar pelas galáxias.
Desta vez Mario não conta o apoio de Rosalina, a capitã da nave-cometa utilizada em Super Mario Galaxy. Com um detalhe, nesse jogo assim que deixa o reino, Mario é jogado em um pequeno planetóide que é na verdade uma nave espacial e como se não bastasse, assim que nosso herói assume o timão da nave ela é completamente remodelada, tomando a forma do rosto de Mario. E assim começa o jogo, parando a cada planeta para coletar Power Stars, que funcionam como combustível na Starship Mario.
Imagem
É fácil perceber que o enredo do jogo não passa de uma desculpa para tirar o mario de sua casa. Mas a verdade é que por mais estranhal que seja a história por trás do jogo, ela é suficiente. A série sempre foi assim e ainda não existem motivos fortes o suficiente para obrigar uma mudança.

Lançado cerca de 2 anos e meio depois da primeira versão, SMG2 inova muito pouco, mas muda alguns conceitos e acrescenta muita coisa nova, começando pela organização das fases. Aparentemente inspirado nos outros recentes títulos de Mario, a Nintedo resolveu desistir de organizar as pequenas galáxias em sistemas solares estranhos e passou agora a adotar o bom e velho sistema de mundos. Como antigamente, as fases agora são posicionadas em trilhas, e muitas vezes é obrigatório passar por uma para chegar a outra. A vantagem disso é que o aprendizado do jogo fica mais facil e direcionada, sem contar que dá um pouco mais de poder de escolha ao jogador.
Outra característica nova de SMG2 é que cada galáxia agora passa a ter menos estrelas - uma média de 3 por fase, enquanto em Mario Galaxy tínhamos cerca de 5 ou 6. A redução é muito boa pois cria dinamismo ao jogo, que evolui muito mais rápido.
O simpático Yoshi foi outra ótima cartada. Quando Mario está montado nele, a jogabilidade muda completamente. Apesar de não contar com a habilidade de arremessar ovos, o Yoshi possui muitas habilidades, entre elas comer os inimigos, encher-se de ar e voar, subir pelas paredes ao comer uma pimenta e outras mais. O Mario ganhou também novas habilidades, tais como transformar-se em rocha e rolar destruindo obstáculos e inimigos, criar nuvens para servirem de plataformas e por aí vai. O interessante é que o jogo nunca pára de surpreender o jogador, cada fase tem um pequeno detalhe que seja de novidade.
Imagem
Outro detalhe que vale mencionar são os chefões. Além de Bowser e seu filho Bowser Jr., o jogador enfrentará criaturas como um besouro voador, um tatu com a retaguarda exposta, um cruzamento bizarro entre um minhocoçu e o deus-dragão Shen Long e vários outros bichos estranhos. Nenhum deles apresenta um nível de desafio muito grande, é verdade, mas isso não estraga a diversão.
Imagem
Como era de se esperar, Super Mario Galaxy 2 é ótimo. O jogo em todos os detalhes apresentam uma pequena melhora em comparação à versão anterior, começando com level design passando pelo gameplay e terminando com o gráfico. Claro que tem pontos positivos e pontos negativos, mas a verdade é que este é um jogo indispensável para qualquer um que tenha Wii e certamente um bom motivo para que quem não tenha, compre um.
gameplay do jogo

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by ThemeShift | Bloggerized by Lasantha - Free Blogger Templates | Best Web Hosting