quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Analise de jogo: Shenmue (sega DreamCast)

0

Olá Leitores do blog da ZapGames, está na hora da seção RETRO!
esse jogo se trata do Shenmue do sega dreamcast, um aparelho maravilhoso da sega que infelizmente teve um fim prematuro.

Shenmue, é um jogo além de sua época, que encantou milhares de jogadores pelo mundo, inclusive eu.
Imagem

Ryo Hazuki pertence a uma tradicional e misteriosa familia japonesa , ele cresceu praticando artes marciais pacificamente com seus entes queridos , mas, um dia ao retornar para casa Ryo se depara com um carro preto , o portão escancarado e a placa do dojo quebrada , e vê o homem possuído pela ganância lutando com seu pai , esse homem se chama Lan Di e faz parte de uma organização criminosa que nessa situação estava em busca do "Dragons Mirror" , um objeto místico e poderoso que foi preciso ser protegido a custa da vida do líder Hazuki , mas para que serve a relíquia ? , pelo que seu pai morreu ? , quem eram aqueles bandidos ? , o que significam os sonhos com a garota misteriosa ? , conseguirei me vingar ? , até onde irei chegar com essas respostas ? , essas são algumas das dúvidas que envolvem o início da gigantesca saga de Shenmue.

video intro de shenmue

Imagem
Shenmue é uma obra de Yu Suzuki que levou muitos anos de planejamento e estima que apenas o primeiro episódio custou cerca de 70 milhões de doláres , o empenho e dinheiro foram muito bem gastos , pena que o capricho não refletiu financeiramente , o jogo vendeu muito menos que o esperado mesmo sendo aclamado pelos criticos e fãs da SEGA , mas a empresa não desistiu e logo lançou a continuação muito mais imersiva e primorosa , com gráficos mais detalhados , novos locais para se visitar e muitas outras novidades , mas novamente o jogo não fez o sucesso esperado.. e é um jogo que possui todas as coisas que exigimos hoje em dia e não temos como gostaríamos, e um dos melhores jogos já feitos foi esquecido, trazendo muita tristeza aos seguidores e a falência da SEGA.

Vídeo – Yu Suzuki sobre Shenmue

Imagem
o que mais chama a atenção nesse shenmue: a interatividade.. que é muito incrível e realista realmente um jogo a frente do seu tempo.
Toda essa interatividade fez nascer um novo gênero denominado como F.R.E.E – Full Reactive Eyes Entertainement , o bacana é que a reação as vezes depende da circunstância , se Ryo for pego desprevinido haverá uma sessão que devemos apertar os botões certos no momento em que eles aparecerem na tela , isso é chamado QTE – Quick Time Event, muito usado nos games da atualidade.
A parte sonora do jogo é ótima , músicas limpas e audíveis tocando em lugares com sentido , cheias de ritmos orientais mas com outras grandes variações indo de Hip Hop até Jazz , a maioria dos personagens possui voz própria , ocorrem os efeitos de som do bater da palma do verdureiro chamando a freguesia , o arrastar de uma caixa , murmurinho das pessoas na rua , barulhos carros , sineta da bicicleta … as vezes tudo ao mesmo tempo , incrível ! lembre-se que para a época isso realmente é algo para se notar.

Diferenças entre o 1° e 2° jogo da série.
No primeiro todas as pessoas possuem voz própria , Ryo tem um SEGA Saturn jogável em casa mas para conseguir os jogos é preciso vencer no sorteio dos mercadinhos , ele tem o gato de estimação , as pequenas e pacatas regiões do bairro são de fácil localização , refrigerante Fruda é mais gostoso , Ine-San nos dá 500 iens por dia , as músicas são mais memoráveis , trabalhar com a empilhadeira é bem divertido , o subir e descer das escadas flui melhor , e o primeiro a gente nunca esquece.

Garantindo o serviço

No Segundo Shenmue nem todos possuem vozes , no entanto os gráficos são ainda mais bonitos , há novos itens colecionáveis , novos personagens , mais empregos , muitos bairros , Ryo faz mais amigos , muitos centros de apostas e trade centers para conseguir dinheiro , tem mais ação , é mais desafiador , há mais acontecimentos simultâneos por tela , enfim … uma experiência quase sem limites.

Vídeo – Shenmue 2 Trailer


Minha Conclusão
Como muitas revistas e sites de games afirmam Shenmue é um jogo muito a frente de sua época , para quem não tenha jogado fica fácil compreendê-lo como um GTA sem violência excessiva ou qualquer RPG interativo , mas ele é mais que isso , a intenção de criar seu próprio mundo se baseando em pontos veridicos e a história de caráter oriental me faz viver em um filme de kung fu da década de 80 , cheio de ação , aventuras , suspense , investigação , possibilidades , é tão , tão … nem sei o que dizer , apenas pergunto , vocês acham que alguém que apreciou Shenmue na época certa fica impressionado fácilmente com os aspectos gráficos e imersivos dos jogos atuais ?

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by ThemeShift | Bloggerized by Lasantha - Free Blogger Templates | Best Web Hosting